0

Instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) tem sido cada vez mais procuradas no Brasil por conta do cuidado dispensado frente às demandas dos idosos e pela dificuldade em manter esses cuidados em casa sem o suporte de uma equipe multiprofissional. Hoje vamos abordar como manter a integração da família com idosos na casa de repouso.

Neste contexto em que o idoso está na casa de repouso, é comum observar que em um primeiro momento há grande preocupação do responsável com o serviço prestado, o que faz com que ele visite e esteja mais presente neste primeiro momento.

Por outro lado, ao longo do tempo, a rotina diária de trabalho e vida social podem ser fatores limitantes da participação dos responsáveis na rotina da ILPI e do idoso. Sabe-se que o dia a dia é atravessado por questões pessoais e sociais diversas e os horários podem ficar apertados e podem acabar por impedir visitas frequentes. 

Integração da família com idosos na ACASA

Desta forma, surge a necessidade de uma certa organização em torno do seu dia e horários para realizar visitas, passear ou passar um dia acompanhado daquele que mora na casa de repouso.

Na ACASA o horário de visitação é livre, o que proporciona maior liberdade para adaptação da rotina para uma participação maior na vida do idoso residente da instituição. Assim, fica mais fácil dos encontros acontecerem, além de resgatar a ideia de lar – onde recebemos aqueles quando queremos.

É importante para o idoso estar cercado de afeto e carinho, o que nossa equipe se destaca em fazer, porém é fato que os laços familiares sempre prevalecerão. Como nutricionista da ACASA, observo que muitos familiares demonstram seu afeto através da comida e este símbolo carrega em si muita história.

Os lanches são sempre um bom motivo para confraternizar e matar as saudades, mas para além destes momentos, que tal pensarmos também nas trocas afetivas? Estas trocas, como o toque, o carinho e a escuta oferecida ao idoso podem ser essenciais para uma evolução positiva no dia a dia do residente da casa, onde este se sente acolhido por todos, equipe e família.

Assim, ao invés da ideia de abandono que permeia a cultura brasileira em relação a casas de repouso, propomos a integração com idosos, para a partir dela renovarmos esta ideia para o acolhimento.

Os familiares são, tanto quanto nós profissionais, responsáveis por esse momento de adaptação e reencontro na vida destes idosos.

A família que está presente, além de viver momentos felizes com a pessoa que ama, garante maior qualidade de vida para ela, além de mais momentos para recordar.

Conheça a ACASA

Conheça a ACASA, aqui você poderá contar com uma equipe multidisciplinar e  especializada no processo de acolhimento, adaptação do idoso e também integração entre a família e o dia a dia do idoso na ACASA.

Venha nos fazer visita e conheça toda a estrutura da ACASA, Casa de Repouso na Zona Sul do Rio de Janeiro e veja de perto o que podemos oferecer para o seu familiar. 

Autor(a): Raquel Antunes – Nutricionista

1
Precisando de ajuda?
Olá, gostaria de agendar uma visita!