0

Não é de hoje que muito se fala sobre as causas e efeitos do sedentarismo, e como ele deixou de ser um estilo de vida e passou a ser um problema de saúde independente da faixa etária. O envelhecimento inativo alimenta dentre outros fatores, maiores taxas de quedas, osteoporose, obesidade e doenças cardíacas. Por isso, hoje vamos falar sobre como o exercício físico pode amenizar os efeitos do envelhecimento.

Como amenizar os efeitos do envelhecimento?


Sabemos que envelhecer é um processo que se dá pouco a pouco e acarreta interferências de fatores biológicos e sociais, sendo natural ocorrer um declínio gradativo das capacidades motoras, como por exemplo a redução da velocidade, flexibilidade, capacidade aeróbica e força muscular.

As atividades do dia a dia e a manutenção de uma rotina ativa vão se tornando mais difíceis, ocasionando uma perda gradual da aptidão física funcional. Por isso, conforme envelhecemos, torna-se ainda mais relevante permanecermos ativos e potencializarmos o mover, ajudando a retardar essa degeneração, e também, possivelmente, progredirmos para um condicionamento melhor e eficiente para o funcionamento do corpo. Dessa forma contribuímos com a amenização dos efeitos do envelhecimento.

Exercícios para amenizar o envelhecimento

Inúmeras são as maneiras de estimular e beneficiar a saúde do idoso, para além da manutenção de uma alimentação equilibrada, boas condições de sono e outros fatores, a prática regular de exercícios físicos pode retardar o período em que a capacidade funcional do corpo declina, aumentando a capacidade do corpo de se manter mais acionado e saudável por mais tempo, aumentando a expectativa e a qualidade de vida. Em nosso texto sobre qualidade de vida na terceira idade falamos um pouco mais sobre dicas de como se movimentar mais.

Nesse âmbito, oferecer estratégias diárias de atividade física na rotina do idoso, por mais simples que pareça como subir e descer escadas e caminhar, além dos efeitos benéficos sobre a independência funcional, podem estimular o consumo energético que acontece pela necessidade natural do corpo existir. Para potencializar tantos efeitos benéficos do movimentar-se, a oportunidade de vivenciar a prática de exercício físico regular e práticas corporais, são de extrema importância no que se refere à preservação da autonomia funcional, auxílio na prevenção e controle de muitas doenças, impulsionando também mais disposição e bem-estar.

Há inúmeros exercícios físicos que são voltados ou que podem ser adaptados para o idoso. O importante é não cultivar a inatividade. Alguns dos exemplos são: caminhada, exercícios posturais, musculação, ginástica, dança, jogos e modalidades esportivas, hidroginástica, entre outros. O contato social presente nessas atividades que se realizam de modo coletivo, pode favorecer uma melhoria comportamental, minimizando o isolamento social, fortalecendo um convívio mais saudável, fomentando a saúde psicológica do idoso, o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e bem-estar emocional e físico. Contudo, é indispensável a orientação de um profissional de saúde antes de iniciar um programa de atividades físicas na terceira idade, para uma melhor administração e o não acarretamento de lesões, contribuindo para amenizar os efeitos do envelhecimento.

O exercício físico se mostra como grande aliado na manutenção, promoção de saúde e qualidade de vida do idoso. Movimente-se!

Conheça o Grupo ACASA!

Somos um grupo de Casas de Repouso na Zona Sul do Rio de Janeiro, especializada em receber idosos com o intuito  de proporcionar a eles um envelhecimento mais saudável e tranquilo. Além disso, a ACASA conta com um equipe multidisciplinar, pronta para receber seu familiar idoso com todo carinho e profissionalismo. Encontre a unidade mais próxima e venha nos conhecer!

Autor(a): Laura Santiago
Professora de Dança e Terapeuta pelo Movimento do grupo ACASA.

1
Precisando de ajuda?
Olá, gostaria de agendar uma visita!