0

A importância da dança para idosos, para a saúde física, mental e emocional.

O corpo é o grande protagonista da vida humana. É nele e através dele onde se abre e desdobra o mundo. O corpo é a nossa principal casa, que a todo tempo atravessa e é atravessado pelas potências do viver. 

A vida acontece nas mais variadas e singulares experiências. Cada etapa da vida tem seus encantos e peculiaridades, sendo indispensável pensarmos na velhice como decorrência do viver, sendo tão importante quanto às etapas anteriores.

O envelhecimento é um processo contínuo e variável, das consequências da passagem do tempo que se manifestam, essencialmente no corpo e cuidar do envelhecer é, também, cuidar do viver. 


Aula de Dança para idosos na ACASA

Um dos objetivos das aulas de dança na ACASA é contribuir para um viver cada vez mais saudável e com maior qualidade para o idoso. O corpo que se permite aos encontros facilitados pelo movimento, pela música e pela dança, cria aberturas para os gestos, olhares, sons, respiração e uma infinidade de sensações que permeiam e potencializam a experiência de ser no mundo, que acolhe suas avessas e seus contornos com carinho e cuidado. 

O dançar nesses encontros é isento de julgamentos ou busca para se chegar a determinado lugar de um conhecimento técnico ou um movimento mecânico. O mover fica dentro de uma atmosfera de cuidado, escuta e experimentação. O idoso carrega consigo um patrimônio de sabedorias e experiências que devem ser respeitadas.

Nas aulas de dança para idosos utilizamos as potencialidades e limites de cada um, de cada vida, de cada corpo, ajudando a promover uma reeducação e (re)conhecimento dos próprios sentidos, emoções e desejos. O dançar ajuda a curar as desordens físicas, emocionais e psíquicas. Cura não como estado de saúde plena, mas como tentativa de compreender seus processos e (re)conhecer as dobras da vida facilitadas pela expansão de um corpo mais sensível.


A importância da dança na terceira idade

Embora nessa etapa da vida seja recorrente limitações físicas e/ou crônicas, o que se almeja é o “estado de dança” que se instala nesses corpos. Ou seja, na aula de dança para idosos, uma música, um toque, um gesto, alguma manifestação corporal por menor que seja é considerada.

A alegria, o caráter socializador e motivador que a dança proporciona aumenta a capacidade de resistir a dor e a lidar com o seu corpo e a vida na forma em que apresentam e como possibilidade de mudança para uma condição melhor. 

As movimentações, os jogos corporais, o uso de objetos sensoriais e as sequências coreográficas propostas nos encontros, melhoram a autoestima, o andar, o ritmo, a coordenação motora, a elasticidade muscular, a circulação sanguínea, os movimentos articulares, o bom uso e otimização da força e do tônus muscular. Além de, consequentemente, reduzir a taxa de quedas, depressão e ansiedade, como também fortalecer os processos cognitivos como a atenção e memória.

Mover para ouvir as notas que a vida lhe oferece, para que em conjunto crie as músicas que ampliam o próprio potencial, a própria singularidade, experimentando a vida a partir de um encontro cada vez mais orgânico, confortável e acolhedor para o idoso.

Na ACASA, além de contar com uma equipe multidisciplinar, o idoso pode contar ainda com atividades físicas como a aula de dança para idosos, proporcionando a ele a melhora na autoestima, na coordenação e também na interação com outros idosos.

Venha conhecer a ACASA, casa de repouso na Zona Sul do Rio de Janeiro e veja de perto toda a infraestrutura e equipe empenhada no acolhimento de idosos.  Entre em contato.

Autor(a): Laura Santiago – Professora de dança e Terapeuta pelo movimento-corpo e subjetivação

1
Precisando de ajuda?
Olá, gostaria de agendar uma visita!