0

A infantilização do idoso é resultado de uma comparação equivocada do relacionamento carinhoso normalmente tido com crianças.  Entende-se que é resultado da fragilização e dependência que o idoso geralmente apresenta, manifestando-se na prática dos profissionais que atuam diretamente com idosos.

Ao agir de forma infantil com o idoso, o profissional o vitimiza e se reporta de forma desrespeitosa, utilizando expressões diminutivas, acreditando que está mostrando compaixão, esses aspectos se apresentam de forma despercebida no cotidiano.

A equipe multiprofissional da Instituição que tem o olhar voltado para as necessidades e bem-estar dos residentes, precisa estar consciente da importância de respeitar e conservar a essência dos mesmos, que já passaram pela fase da infância e se encontram em outro estágio da vida. Os cuidados podem parecer com os de uma criança, porém suas experiências e caminhos foram trilhados e necessitam ser enxergados de forma respeitosa.

Em seus lares, onde os cuidadores são os familiares, por diversas vezes o idoso é retratado como incapacitado e coitado, são estigmas preconceituosos, que podam e tiram a autonomia do idoso, fazendo com que se sinta cada vez menos autônomo, sem direito a escolhas e sem poder questionar, pois depende de outros para manter sua estabilidade. O idoso pode se adaptar em viver dessa forma, porém descaracteriza sua personalidade, fazendo com que o mesmo se sinta inferiorizado, desconsiderando seu atual momento.

Saiba como lidar com a Infantilização do Idoso

O idoso necessita ser conscientizado sobre seu atual estado de saúde, a realidade precisa ser sinalizada de forma suave, juntamente com familiares, respeitando suas limitações. A integração de familiares e equipe em relação às dificuldades passadas pelo idoso é essencial, o mesmo não infantilizado responderá melhor a estímulos que se referem a sua realidade, lidando de forma madura sobre as situações adversas e principalmente sobre sua situação atual. 

Aqui na ACASA, as atividades realizadas são de conteúdo estimulante e de acordo com a etapa em que o idoso se encontra, trabalhando cognição, memória, leitura e outros, onde se mantêm ativos e com a mente estimulada para permanecer presente na atualidade. Mantê-lo atualizado com calendário e relógio dentro da ILPI pode reportá-lo para seu presente momento, facilitando seu convívio e aceitação pessoal de seu atual estado e mantendo um relacionamento social de forma real  existente.

A empatia de nossos profissionais aqui na ACASA, transforma o ambiente vivido pelos idosos, de total alienação por um ambiente informativo e instigante , fazendo com que o idoso se sinta parte do meio, estimulando-o para se manter com a cabeça ativa e satisfeito, facilitando seu contato com outros membros residentes, funcionários e familiares, conduzindo o mesmo a uma melhor qualidade de vida.

Venha conhecer a ACASA e enxergue a Casa de Repouso com outros olhos. Somos um grupo de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, que conta com uma equipe multidisciplinar, engajada em oferecer todo suporte e acolhimento que os idosos precisam nesta etapa tão especial e delicada da vida. Entre em contato!

Autor(a): Juliane – Assistente Social





1
Precisando de ajuda?
Olá, gostaria de agendar uma visita!