0

No mês de Fevereiro inicia-se mais uma campanha de prevenção, Fevereiro Roxo, à doenças que atingem grande parte da população, principalmente na terceira idade: Lupus, Fibromialgia e Alzheimer. 

Fevereiro Roxo ficou conhecido pelo mês de prevenção e conscientização dessas doenças, para incentivar o diagnóstico precoce.

As três doenças possuem uma questão em comum, elas não tem cura. Por isso a campanha de prevenção é de extrema importância.

Quando são identificadas em estágios iniciais, é possível controlar seus efeitos e também retardá-los, o que proporciona melhor qualidade de vida na terceira idade, apesar de lidar com a doença.

Um dos problemas de identificação das doenças são seus sintomas, que muitas vezes são confundidos com situações de estresse e mal estar do dia a dia. Isso muitas vezes atrasa idas ao médico e também o diagnóstico precoce.

Agora vamos falar um pouco sobre cada doença para que a campanha do Fevereiro roxo seja propagada!

O que o Lúpus?

O Lúpus é uma doença inflamatória, autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando sintomas como fadiga, febre e dor nas articulações. Seu nome completo é lúpus eritematoso sistêmico (LES).

Uma doença autoimune é gerada pela destruição de tecidos saudáveis do corpo humano, pelo próprio sistema imunológico, de forma equivocada. Não se sabe a origem das doenças autoimunes, mas existem teorias que indicam fatores externos como principais.

Os fatores de risco do Lúpus estão relacionados a Gênero, sendo mais comum em mulheres, à idade e à etnia (mais comum em afro-descendentes).

Os sintomas podem também variar de acordo com as partes do seu corpo que forem afetadas pelo lúpus. Os sinais mais comuns são:

  • Fadiga
  • Febre
  • Dor nas articulações
  • Rigidez muscular e inchaços
  • Rash cutâneo – vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz. 
  • Lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol
  • Dificuldade para respirar
  • Dor no peito ao inspirar profundamente
  • Sensibilidade à luz do sol
  • Dor de cabeça,confusão mental e perda de memória
  • Linfonodos aumentados
  • Queda de cabelo
  • Feridas na boca
  • Desconforto geral, ansiedade, mal-estar.

Outros sintomas de lúpus dependem de qual é a parte do corpo afetada.

O que é o Alzheimer?

A doença de Alzheimer é classificada como um transtorno mental e comportamental, sendo a forma mais comum de demência, constituindo mais de 50% dos casos. É uma doença neurodegenerativa. Em nosso blog falamos sobre a doença.

“Estudos apontam que a doença surge a partir do momento que as células cerebrais sofrem redução em números e tamanho”. Diferentemente do restante do nosso organismo, as células cerebrais atuam de forma singular, logo uma não consegue fazer o trabalho da outra.

Por isso, caso uma dessas células sofra alterações uma função não poderá ser executada. Deste modo à medida que a doença progride e afeta diversas áreas cerebrais, determinadas funções e capacidades são perdidas. E após perda da função e/ou capacidade, dificilmente é possível recuperá-la.

O diagnóstico ocorre quando essas alterações se manifestam de maneira intensa a ponto de prejudicar a rotina do indivíduo e atividades pessoais básicas. Por isso é tão importante diagnosticar nos estágios iniciais.

Normalmente se inicia com pequenos esquecimentos, ligeira perda de memória, normalmente interpretada como processo natural do envelhecimento. Em muitos casos, os pacientes podem se tornar desorientados e até mesmo agressivos. 

Apresentam dificuldade em reconhecer seus próprios familiares e até a si mesmo, quando se colocam em frente ao espelho. À medida que a doença progride tornam-se cada vez mais dependentes, pois as limitações físicas e dificuldades de comunicação começam a surgir necessitando de supervisão integral.  

O que é a Fibromialgia?

A síndrome da fibromialgia é uma doença que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. 

Junto com a dor, a fibromialgia apresenta sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. 

Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

Não existe ainda uma causa única conhecida para a fibromialgia, mas já temos algumas pistas porque as pessoas têm esta síndrome. 

Os estudos mais recentes mostram que os pacientes com fibromialgia apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem fibromialgia.

A importância do Fevereiro Roxo!

As campanhas de conscientização são importantes porque, além de darem visibilidade às doenças e a seus sintomas, incentivam que aqueles que suspeitam de algum problema procurem por um diagnóstico. 

O uso dos famosos laços coloridos, inspirado nas ações de conscientização do câncer de mama, é uma forma alegre e de forte apelo visual para chamar atenção sobre a importância de conhecer e diagnosticar tais quadros.

Previna-se! 

Venha nos visitar e conheça toda a estrutura do melhor grupo de casas de repouso na Zona Sul do Rio de Janeiro!

Veja de perto o que podemos oferecer para o seu familiar idoso. Conte com a equipe ACASA, formada por profissionais especializados e com anos de experiência no cuidado de idosos.

1
Precisando de ajuda?
Olá, gostaria de agendar uma visita!