0

Assegurar os direitos da pessoa idosa é obrigação da família, do Estado e da sociedade, garantir a liberdade, respeito e dignidade, os quais, estão previstos em leis e na Constituição. O idoso tem seu Estatuto que precisa ser divulgado, para que o mesmo e a sociedade tenha conhecimento de seus deveres e direitos, com medidas de apoio aos idosos.

O envelhecimento saudável em diversos aspectos é um direito, sendo que o grande desafio na atualidade é estender os anos de vida e manter o idoso(a) sadio(a), atingir a qualidade de vida, procurando preservar sua autonomia e individualidade. A expectativa de vida saudável e envelhecimento saudável, sem incapacidades físicas e mentais, é um objetivo que todos pretendem desfrutar após a velhice, porém não se pode afirmar lucidez em todos os casos e, com o decorrer dos dias alguns idosos passam a apresentar sinais de algum tipo de demência. A doença recorrente mais conhecida atualmente é o Alzheimer e de Parkinson, que afetam o idoso cognitivamente e, infelizmente, são irreversíveis. 

Como identificar sintomas de doenças e promover apoio aos idosos?

É importante identificar algo que está fora da sua rotina habitual, tais quais: o esquecimento, tremedeiras, agressividades, dentre outros; levando o idoso a um especialista (geriatra, psiquiatra geriatra ou neurologista), de maneira a identificar o tipo de demência, medicar e ter um acompanhamento constante, e assim, retardar os sintomas das doenças oriundas da síndrome. 

Decorrente da longevidade, os variados tipos de demência se apresentam, o que requer mais atenção aos afetados, fazendo com que familiares se tornem cuidadores de seus pais, avós e tios, com medidas de apoio aos idosos.

Por diversas vezes optam em institucionalizar o idoso em uma casa de repouso, para que o mesmo socialize e tenha todos os cuidados necessários, visando uma melhor qualidade de vida; além disso, a família necessita se programar, regularizar a situação do idoso e assegurar ambas as partes.

Como agir caso um problema seja identificado?

As medidas são feitas de acordo com o diagnóstico médico, caso o idoso for lúcido e precisar de auxílio para administrar suas finanças, logo, é pertinente fazer uma procuração, alegando a total vontade do idoso, de modo que o procurador tenha acesso legal às suas contas bancárias e bens. 

Contudo, em casos de idosos identificados com uma demência, aqueles que não respondem mais no âmbito patrimonial e negocial, o correto é a família dar início ao processo de Curatela, através da promotoria pública ou, recorrer a um advogado particular.

Em casos de idosos saudáveis e com plena capacidade de gerir os atos da sua vida civil, caracteriza-se como Tomada de Decisão Apoiada, onde poderá escolher duas pessoas de confiança, a fim de serem seus apoiadores nas decisões cotidianas, intermediadas pelo poder judiciário concomitante ao Ministério Público.

Conheça a ACASA!

A ACASA é uma Casa de Repouso na Zona Sul do Rio de Janeiro que conta com toda a infraestrutura necessária para acolher idosos. Nossa equipe é multidisciplinar e altamente capacitada no acolhimento de idosos durante sua adaptação. Venha conhecer nosso trabalho!

Autor(a): Juliane – Assistente Social

1
Precisando de ajuda?
Olá, gostaria de agendar uma visita!