0

Fisioterapia no envelhecimento saudável.

A qualidade de vida na terceira idade tem sido motivo de amplas discussões em todo o mundo, pois existe atualmente uma grande preocupação em preservar a saúde e o bem-estar global dessa parcela da população para que tenham um envelhecer com dignidade.

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e a cada ano esse processo se torna maior, nos países em desenvolvimento podendo ocorrer um aumento de até 300% no número de pessoas idosas, especialmente na América Latina.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), para países em desenvolvimento, onde a expectativa de vida é menor, considera-se como idosos indivíduos com mais de 60 anos. Embora a grande maioria dos idosos sejam portadores de pelo menos uma doenças crônicas, nem todos ficam limitados por essas doenças, muitos levam uma vida perfeitamente normal com suas enfermidades controladas. Um idoso com uma ou mais doenças crônicas pode ser considerado saudável se comparado a um outro com as mesmas doença porém sem controle, com seqüelas decorrentes e incapacidades associadas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera uma nação envelhecida quando a proporção de pessoas com 60 anos atinge 7% com tendência a crescer. Neste contexto, o Brasil é considerado uma nação populacionalmente envelhecida porque 8,56% do total da população é formada por indivíduos com mais de 60 anos .

Saúde não significa simplesmente a ausência de doenças. O termo saúde engloba aspectos físicos, psíquicos e sociais. Portanto, o indivíduo deve interagir com seu meio plenamente, necessitando para isso de uma capacidade funcional preservada. Entende-se por capacidade funcional a capacidade de realizar as atividades de vida independentemente, incluindo atividades de deslocamento, atividades de autocuidado, sono adequado e participação em atividades ocupacionais e recreativas.

O objetivo da fisioterapia para idosos varia segundo a patologia e as limitações que a idade do paciente apresenta. De uma maneira geral a fisioterapia para idosos possui:

– Objetivos Gerais

A fisioterapia tem como objetivo geral permitir que o idoso mantenha uma boa qualidade de vida dentro das limitações que a patologia ou a idade lhe impõe. De tal modo que o idoso realize suas atividades cotidianas sem a ajuda de cuidadores e familiares.

– Objetivos Específicos Aumentar a força muscular Melhorar a flexibilidade

Melhorar o equilíbrio
Melhorar a qualidade de vida
Melhorar a coordenação motora Prevenir o risco de quedas
Prevenir complicações respiratórias Prevenir complicações cardiovasculares Promover independência funcional

O exercício físico pode aumentar a aptidão física de idosos e das funções essenciais. A fisioterapia trabalha estimulando a realização de exercícios físicos para a parte motora e respiratória.

O aumento das capacidades físicas promove uma melhora significativa nas atividades de vida diária, reduzindo a fadiga a pequenos esforços. Exercícios como força, flexibilidade, potência aeróbia, equilíbrio e coordenação.

A fisioterapia também é benéficas em relação aos riscos de quedas e acidentes. Além de reduzir a vulnerabilidade e fragilidade causada pela inatividade, minimiza as mudanças biológicas trazidas pelo envelhecimento. E ajudam no controle de doenças crônicas, favorecendo a estimulando o idoso a ter uma qualidade de vida muito melhor.

Os exercícios indicados para idosos devem ser sempre pensados de forma simples, porém eficaz. Os exercícios precisam ser de fácil entendimento, para que o idoso entenda como o exercícios deve ser realizado, e de fácil execução, para que ele possa realiza-lo mesmo com suas limitações.

Cada idoso é diferente e por isso cada plano de fisioterapia deve ser montado individualmente, após uma avaliação minuciosa em que todas as limitações e dificuldades possam ser identificadas, a fim de traçar uma conduta que seja especial para a reabilitação do idoso em questão.

Os idosos geralmente apresentam mais que uma queixa principal, apresentando uma série de problemas e sintomas. O fisioterapeuta precisa ter o tato de identificar qual o problema principal. Após identificar, traçamos uma conduta por etapas, mas sempre com um objetivo final que é melhorar a qualidade de vida.

Texto: Dr. Pedro, Fisioterapeuta do Grupo ACASA – Unidades Tijuca e Cosme Velho.

1
Precisando de ajuda?
Olá, gostaria de agendar uma visita!