0
Cuidar de idosos

Nas últimas décadas a expectativa de vida aumentou consideravelmente, passando dos 76 anos em 2020, segundo levantamento do IBGE. Sendo assim, é comum que as pessoas vivam e aproveitem a vida por muito mais tempo. Em contrapartida, grande é a preocupação com os cuidados necessários nesta faixa etária. A fragilidade natural da idade requer uma série de cuidados especiais e é preciso um olhar atencioso e especializado para cuidar de idosos e atender devidamente às suas necessidades.

Contudo, por mais amor que a família tenha ao idoso, os familiares não possuem toda a estrutura e conhecimento técnico para proporcionar os melhores cuidados para aqueles que já estão na melhor idade. Assim, o ideal é contar com uma equipe multidisciplinar, onde haja profissionais especializados e habituados ao trato com os idosos, a fim de garantir qualidade de vida nesse período tão importante da vida.

Necessidade de uma equipe especializada para cuidar de idosos

Um médico, por exemplo, é essencial nesse acompanhamento, pois pode diagnosticar certas doenças que se manifestam por meio de leves sintomas. Enfermeiros também são muito importantes, pois podem se dedicar por mais tempo no acompanhamento do idoso, realizando o controle da medicação e cuidando da higiene dos mesmos. 

Já o assistente social é aquele que acompanha de forma especializada toda a história do idoso e o psicólogo, por sua vez, é aquele que por meio de uma escuta qualificada dos idosos, dará o suporte emocional necessário.

O nutricionista acompanha o desenvolvimento nutricional e pode elaborar cardápios individualizados, de acordo com a necessidade do idoso, fazendo com que ele tenha todas as proteínas e vitaminas necessárias, coisas que nós em nosso dia a dia acabamos por escolhermos o mais fácil.

Um terapeuta ocupacional dá atenção à parte cognitiva, exercitando e estimulando a memória, evitando o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer e a demência.

Por fim, o fonoaudiólogo realiza o acompanhamento da parte de deglutição e orientação para exercícios da linguagem e o fisioterapeuta trabalha no fortalecimento muscular e estimula a parte motora do idoso, mantendo o equilíbrio corporal que muitas vezes se perde nessa fase da vida.

Idosos devem receber a atenção devida

Além de todas as capacidades técnicas mencionadas para cuidar de idoso, sabemos que é preciso possuir habilidades específicas e que trazem maior conforto e qualidade de vida para aqueles que estão no final da vida. A paciência, empatia e a atenção dada por um especialista fazem toda diferença emocionalmente falando. Muitas vezes o que os idosos precisam é de atenção especializada. Afinal, muitas doenças poderiam ser evitadas e outras curadas se os mais velhos recebessem o cuidado devido, tanto na prevenção de enfermidades como no tratamento adequado.

Nesse sentido, um ambiente adequado, onde haja atividades voltadas para a contínua manutenção da saúde e onde o cuidado do idoso é prioridade, é essencial para garantir que se viva na melhor idade da maneira mais agradável possível.

Conheça ACASA

Profissionais especializados e capacitados tornam melhor a vida do idoso que muitas vezes não é fácil. Mesmo aqueles que chegam nessa fase da vida com doenças e dificuldades têm sua vida melhorada quando recebem um olhar especializado.

Por isso, muitas vezes é melhor que o idoso esteja em um lugar como a ACASA, uma casa de repouso que possui todos os serviços necessários para o cuidado de nossos hóspedes, como assistência médica, refeições adequadas, toda a segurança necessária e muito amor aos nossos idosos.

Acesse o nosso site e conheça a nossa equipe!

1
Precisando de ajuda?
Olá, gostaria de agendar uma visita!