0

prevenir o Alzheimer

prevenir o Alzheimer

A doença de Alzheimer (esse nome vem do neurologista alemão Alois Alzheimer, que foi quem primeiro descreveu a patologia) provoca a perda gradativa das funções cerebrais, chegando até a comprometer todo o sistema motor do paciente.

O mal de Alzheimer, como também é chamado, é bem conhecido pelos seus efeitos práticos, como perda de memória e desorientação no tempo, mas poucos conhecem os meios de prevenção, que muitas vezes podem ser bem simples e aplicados por todos.

Causas da doença

Não se conhece ao certo a causa específica da doença de Alzheimer. Ao que tudo indica é provável que a maior predisposição seja de origem genética. Nesses casos, quando se desenvolve de forma precoce, pode aparecer por volta dos 50 anos.

Sintomas Do Alzheimer

A doença costuma evoluir gradativamente, comprometendo aos poucos a saúde do idoso que a possui. No Estágio I, há ocorrências de alterações na memória e na personalidade; No estágio II, que ainda é uma forma moderada da doença, o paciente começa a ter dificuldade para falar e há uma agitação exagerada, combinada com uma constante insônia.

Já nas formas mais graves da doença (estágios III e IV), há a ocorrência de incontinência urinária e fecal, problemas com deglutição e perda da capacidade motora de forma severa.

Tratamento do alzheimer

Até o momento, a doença permanece sem cura. O objetivo do tratamento é minimizar os sintomas e dar ao idoso que convive com a doença uma vida mais agradável. Contudo, hoje em dia já estão sendo desenvolvidos medicamentos que, embora estejam em fase experimental, tentam viabilizar o controle da doença, para que não chegue aos estágios mais graves.

Como prevenir o alzheimer

Como o Alzheimer é uma doença que ataca o cérebro e compromete suas funções, o ideal é que se pratique constantemente atividades nas quais se priorize os estímulos cerebrais, sobretudo atividades que possam ser realizadas em grupo, na companhia de pessoas que contribuem e enriquecem a imaginação e raciocínio dos participantes. Nesse sentido, quanto mais se vive só, mais propensa está uma pessoa a desenvolver a doença de Alzheimer, principalmente se já passou dos 50 anos.

Para os idosos, que naturalmente necessitam dar uma atenção maior à saúde, o ideal é viver constantemente na companhia de outras pessoas, com as quais se possa conversar, trocar experiências e realizar atividades que estimulem o sistema neurológico como um todo. O cérebro é um órgão que, se estimulado, tende a melhorar seu desempenho e, em sentido contrário, se não estimulado, pode “atrofiar”, ou seja, estar mais propenso a desenvolver doenças que comprometam seu funcionamento.

Conheça a aCASA

Um lugar onde os idosos possam estar em uma convivência saudável com outros idosos, realizando atividades estimulantes, sempre em companhia de outras pessoas, compartilhando vivências e experiências novas, é ideal para que se previna o aparecimento do Alzheimer.

Na casa de repouso Acasa, nossos hóspedes possuem uma rotina de atividades que auxiliam no combate a doenças como o mal de Alzheimer e a demência, que são doenças típicas de quem se mantém parado e isolado. O convívio diário com outros idosos garante que o cérebro esteja sempre em desenvolvimento e que a 3ª idade seja de fato a melhor idade.

Acesse o nosso site e conheça a nossa equipe!

1
Precisando de ajuda?
Olá, gostaria de agendar uma visita!